terça-feira, 13 de maio de 2014

"Um Tesouro", a descoberta de Chomsky!

Quando Chomsky surgiu no cenário intelectual da linguística, essa ciência tinha passado por poucos avanços significativos. Para ser mais exato, apenas dois... 

O primeiro avanço, foi a criação da tradição clássica grega. Como língua grega tinha se tornado o idioma oficial do grande império formado pelas conquistas de Alexandre III (356-323 a.C.), veio a necessidade de normatizar essa língua, criar um padrão uniforme e homogêneo, que pudesse superar a diversidade regional e social de suas colônias, fundamentando a língua como instrumento de unificação política e cultural e com isso, o surgimento de noções acerca da língua e da linguagem, o que representou o início dos estudos linguísticos, denominado de "Gramática Tradicional". 

O segundo avanço, foi o estruturalismo, criado pelo suíço "Ferdinand de Saussure" (1857-1913). A linguística de Saussure baseou-se no estudo da estrutura da língua e do uso coletivo que é comum a todos os falantes, considerando a língua como um sistema homogêneo, um conjunto de signos exterior aos indivíduos, que deveria ser estudado separado da fala, definiu a língua como dinâmica, enquanto a fala, mutável. Originando assim os termos: "langue e parole". A fim de estudar a língua como sistema, dedicou-se apenas ao primeiro caso, a langue, definindo as bases para a compreensão do conceito de "estrutura", que ainda hoje, trata-se de "palavra-chave" para o desenvolvimento do pensamento linguístico e das ciências sociais. 

Por fim temos o terceiro grande avanço linguístico...  O "Gerativismo de Chomsky", é a teoria linguística que descreve a capacidade humana de gerar um conjunto infinito de frases de uma língua, por meio de um conjunto finito de regras.
A linguística gerativa ou gramática gerativa foi inicialmente formulada como rejeição ao comportamentalismo do estruturalismo. Segundo Noam Chomsky, a criatividade é o principal fator responsável pela identificação da linguagem humana, pois o ser humano é capaz de criar, interpretar e reproduzir outras formas de comunicação. Isso Mudou radicalmente a localização do objeto de estudo da linguística, pois, enquanto para os estruturalistas a língua era algo externo ao homem, para ele o foco era a capacidade inata da linguagem. 

"Porque dentro de todos e de cada um, está "um tesouro", que é preciso estudar". 

E é Essa capacidade que faz você, leitor, entender esta frase que está lendo agora, frase que nunca tinha lido antes mas que faz sentido, esta capacidade é o objeto da linguística de Chomsky.

Texto: "Um Tesouro", a descoberta de Chomsky! - Genilson Macedo
Fonte: http://super.abril.com.br/cultura/dentro-cabeca-noam-chomsky-443820.shtml

0 comentários:

Postar um comentário